Em 1984 era vendido o primeiro computador pessoal (com rato e monitor) - antes desta data só havia computadores nas empresas.
Assim, e em pouco tempo, apareceram inúmeros documentos em formato digital, multimédia electrónicos e audiovisuais digitais.
Ao mesmo tempo que a sociedade foi alterando a sua forma de armazenar os dados surge, nos anos 90, um novo meio de transmissão desses mesmos dados, a WEB (vulgarmente chamada Internet).
No início, a Internet surge na "versão" web 1.0, em que existe um gestor responsável pela criação da página e pela sua actualização por forma a manter os seus visitantes informados.Mas o avanço da tecnologia foi transformando a forma como as pessoas utilizavam a Internet e surge a web 2.0. Este formato nasce da "revolta" dos utilizadores que querem também ter uma palavra a dizer.
Então o gestor passa a partilhar com os seus visitantes (que, por sua vez, também começam a produzir e a reutilizar as informações) a responsabilidade da construção do seu espaço virtual, tornando-o interactivo.
Actualmente a Internet deixou de ser um mero armazém de informação para ser um local onde as pessoas se "encontram" e interagem. É neste novo conceito de internet que surgem o Youtube, o Hi5, os blogues, a Wikipédia, etc.
Agora todos podem ser produtores de informação e esta é mais uma preocupação das Bibliotecas: Mantendo a sua função de guardar e facilitar o acesso aos documentos, como lidar com os novos formatos e com a quantidade de informação disponível, sabendo que nem toda é válida?
A resposta:
Estamos todos a aprender!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário