30 maio, 2007

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

ESTE É, SEM DÚVIDA, UM DIA ESPECIAL!
Mas infelizmente não é ainda vivido por todas as crianças do Mundo.
Vê a apresentação e pensa um pouco sobre o assunto.
Podes discuti-la com a tua família...

24 maio, 2007

PROVAS DE AFERIÇÃO - 4º ANO

Durante toda a semana as provas de aferição foram uma das preocupações principais para muitos. Clica aqui e tens acesso às provas, critérios e grelhas de classificação...

20 maio, 2007

WEB 2.0?

A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO ESTÁ EM CONSTANTE MUDANÇA E AS BIBLIOTECAS TÊM DE ACOMPANHAR A EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA. Assim, a professora Guida está a fazer uma acção de formação para aprender (por que as professoras também estão sempre a aprender!!) como é que as Bibliotecas se podem ir adaptando às novas realidades. Semanalmente vou partilhando convosco o que vou aprendendo... Hoje vou contar-vos um pouco da história da Internet, desde o seu aparecimento até à...




Em 1984 era vendido o primeiro computador pessoal (com rato e monitor) - antes desta data só havia computadores nas empresas.

Assim, e em pouco tempo, apareceram inúmeros documentos em formato digital, multimédia electrónicos e audiovisuais digitais.

Ao mesmo tempo que a sociedade foi alterando a sua forma de armazenar os dados surge, nos anos 90, um novo meio de transmissão desses mesmos dados, a WEB (vulgarmente chamada Internet).

No início, a Internet surge na "versão" web 1.0, em que existe um gestor responsável pela criação da página e pela sua actualização por forma a manter os seus visitantes informados.Mas o avanço da tecnologia foi transformando a forma como as pessoas utilizavam a Internet e surge a web 2.0. Este formato nasce da "revolta" dos utilizadores que querem também ter uma palavra a dizer.

Então o gestor passa a partilhar com os seus visitantes (que, por sua vez, também começam a produzir e a reutilizar as informações) a responsabilidade da construção do seu espaço virtual, tornando-o interactivo.

Actualmente a Internet deixou de ser um mero armazém de informação para ser um local onde as pessoas se "encontram" e interagem. É neste novo conceito de internet que surgem o Youtube, o Hi5, os blogues, a Wikipédia, etc.

Agora todos podem ser produtores de informação e esta é mais uma preocupação das Bibliotecas: Mantendo a sua função de guardar e facilitar o acesso aos documentos, como lidar com os novos formatos e com a quantidade de informação disponível, sabendo que nem toda é válida?

A resposta:


Estamos todos a aprender!!!

15 maio, 2007

2007 - ANO INTERNACIONAL DO GOLFINHO

A nossa Biblioteca Escolar lançou um concurso, a decorrer neste mês de Maio, no âmbito do ANO INTERNACIONAL DO GOLFINHO. No sentido de enriquecer e aprofundar os conhecimentos sobre a "nossa" população de golfinhos, residentes no estuário do Rio Sado, a professora Guida convidou a empresa VERTIGEM AZUL.

A Maria João conversou com todos os alunos, tendo como suporte uma lindíssima apresentação de Power Point através da qual ficámos a conhecer pelo nome muitos dos GOLFINHOS ROAZES DO SADO e respondeu a inúmeras perguntas.

Foi com alegria que constatámos que muitos alunos já sabiam coisas muito importantes sobre estes animais, pois já tinham iniciado o seu trabalho de pesquisa para o concurso.

Agradecemos a imensa disponibilidade demonstrada pela empresa VERTIGEM AZUL e pela sua porta-voz em todos estes contactos, ficando já o convite para visitarem a nossa exposição quando terminar o concurso.

NAVEGUEM NO SITE E FAÇAM UMA VIAGEM ATÉ AOS GOLFINHOS (REAL OU VIRTUAL!)

01 maio, 2007

UM TAPETE, CHOCOLATES E MUUIIIIIIITA POESIA!

Conseguem imaginar a leitura de 26 poemas de seguida, sem cansaço e com entusiasmo, por alunos de 3º e 4º ano??







O segredo????








Um tapete misterioso enrolado no chão da Biblioteca...






Um livro de poemas chamado HERBÁRIO...
escrito por Jorge Sousa Braga e ilustrado por Cristina Valadas...








E joaninhas de chocolate...









E depois foi assim:

Cada aluno lia um poema escolhido ao acaso e tinha que encontrar, no tapete, a imagem relativa ao tema da sua leitura,
onde colocava a sua joaninha.
No final, um jogo de perguntas e re
spostas, apelando à atenção e memória.













Todos acabámos consolados com a doçura do chocolate mas, sobretudo, com a da poesia do HERBÁRIO!

A professora Guida agradece a receita à Dora :)