24 março, 2007

BOAS FÉRIAS COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL!!

Neste jogo, o computador desafia-te!

Pensa num objecto e a Inteligência Artificial do Computador vai tentar adivinhar no que é que estás a pensar, fazendo perguntas simples. O objecto em que estás a pensar deve ser algo que a maioria das pessoas conheça, mas nunca uma pessoa, local ou coisa específica.

Clica aqui e concentra-te...

O computador aposta que consegue adivinhar o teu pensamento

em 20 perguntas, mas nem sempre as respostas são fáceis...

ESCOLHE "PENSE EM PORTUGUÊS"

Convida um adulto para jogar contigo, para perceberes melhor a lógica do jogo. Sem dares por isso estarás a desenvolver o racciocínio lógico, a classificação, o vocabulário, entre outras coisas. DIVIRTAM-SE!!

CHARLIE E LOLA.


AS DESCOBERTAS E DESAFIOS DESTES DOIS IRMÃOS


Charlie é um garoto de sete anos que gosta de futebol e monta foguetes e carrinhos de corrida.
Lola é sua irmã de cinco anos, que ama leite com groselha e odeia tomates. Ela está constantemente se metendo em apuros, mas Charlie está sempre pronto para salvá-la das confusões. Juntos, Charlie e Lola descobrem coisas novas e enfrentam desafios. O mais interessante é que o desenho mostra sempre o ponto-de-vista das crianças, e não dos adultos.

Clica no desenho em baixo e entras no seu mundo (é em inglês mas podes sempre pedir ajuda a um adulto).

Tens jogos e outras actividades para as tuas férias!!

FINALMENTE AS FÉRIAS!! PODEMOS VOLTAR A BRINCAR...


Quem nunca terá perguntado: "O que fará mover a seta do rato!?"
Pois bem... graças a uma super-lupa, o mistério foi desvendado.


A resposta está AQUI!!

APRESENTAMO-VOS O FLÁVIO!



Este é o Flávio , estagiário do PETI que vem trabalhar na nossa Biblioteca todas as 5ªs feiras à tarde. É um sortudo pois, de vez em quando, vê o seu trabalho interrompido pela leitura de histórias!!!

III "LER CONSIGO" - DIA 5


23 de Março

SURPRESA! BATOTA?!
A convidada do 2º A surpreendeu os alunos, pois tudo foi mantido em segredo pela professora Sandra. A D. Áfia, incansável auxiliar da nossa Escola, veio à Biblioteca ler aos meninos?!!
Mas ela não é uma pessoa exterior à Escola, podem dizer...
Acontece que a D. Áfia é avó de uma
aluna da turma e, convenhamos... é duro ter que dividir uma avó com tantos outros meninos.
Assim, hoje a D. Áfia foi SÓ AVÓ e deliciou-nos com a sua voz calma e dolente com o conto "O Sol e o Vento".




Para encerrar o LER CONSIGO deste ano veio a professora Mariana, recentemente aposentada da nossa Escola. Escolheu o livro "Eu quero um gato", uma divertida história com a qual os meninos do 1º B se identificaram, claro!!


MAIS UMA VEZ O NOSSO MUITO OBRIGADO A TODOS OS QUE TORNARAM ESTE LER CONSIGO ÚNICO!!!

III "LER CONSIGO" - DIA 4



22 de Março

A avó Luz (que nome lindo!) foi a convidada do 1º A e escolheu com a neta o livro que nos veio ler.
"A Camila perdeu o ursinho" ensinou aos meninos que as saudades podem ser "tratadas" se pensarmos com
muita força em quem sentimos a falta.
Que boas são estas lições de avó... que, por também ser professora aposentada, se emocionou com o momento. Partida
s que a leitura faz ao nosso coração!




A turma B do 3º Ano convidou a senhora Governadora Civil de Setúbal, Teresa Almeida, que veio carregada de livros... Escolheu uma história antiga, sempre actual "O Rei vai nu", que divertiu os alunos. A importância do seu cargo suscitou imensa curiosidade junto dos meninos, que lhe fizeram imensas perguntas e até lhe pediram autógrafos, imagine-se!



A professor
a Maria da Fé, Vice-presidente do Conselho Executivo do Agrupamento, já é uma veterana do nosso LER CONSIGO. Desta vez foi a turma C do 4º ano que a convidou.
Por trás da escolha do livro "O segredo do rio" esteve o dia de hoje, Dia Mundial da Água.
Mesmo os mais "rabinos" estiveram suspensos até ao fim na leitura desta história maravilhosa.

III "LER CONSIGO" - DIA 3



21 de Março

A turma B do 4º Ano convidou a Teresa, dona do ATL "Oficina de Letras", vizinho da Escola. Leu o clássico "Os músicos de Bremen", salientando a importância do trabalho de equipa... A união faz a força foi o lema!
E porque o nome do seu ATL é sugestivo foi bombardeada com perguntas que, magistralmente, foi sempre direccionando para a importância da leitura e da escrita.
Por fim, teve que bis
ar a leitura com o poema "Um amigo de verdade" - Afinal até é o Dia Mundial da Poesia!





O reencontro do 2º B com a professora Ângela, a sua professora no ano passado foi recheado de ternura. Afinal, a leitura é um acto de amor...
Como disse a Beatriz: - Ainda bem que a professora Antonieta não tem ciúmes!
Quem começou por ler desta vez foram os m
eninos... Um poema feito pela turma sobre a Primavera nesta dia da Poesia...São 2 em 1!! A professora Ângela ficou muito contente com os progressos dos seus ex-alunos.



Depois uma história de Primavera... linda! "A flor Rosalina" foi a leitura escolhida e, quando o baile das flores começou, TODOS DANÇARAM ao som da valsa "Danúbio Azul".



Por fim, a professora Ângela leu e guardou no coração as cartas lindas que os meninos lhe escreveram.

21 março, 2007

III "LER CONSIGO" - DIA 2


20 de Março

A turma 3º A convidou para ler co
nsigo José Carlos Sousa, Coordenador da Área Educativa da Península de Setúbal. Leu e encantou com a bonita história "A Borboleta Leta", maravilhosamente ilustrada por Manuela Bacelar.
No fim, os alunos tamb
ém o presentearam com a leitura de dois belos textos de Álvaro de Magalhães.

III "LER CONSIGO" - DIA 1


Pelo terceiro ano consecutivo realizamos o "LER CONSIGO", uma actividade de promoção da leitura proposta pela Associação de Professores de Português e que consiste no convite a uma pessoa exterior à escola para vir ler a uma turma.
Como nas outras edições desta actividade, o leque de convidados é excelente e variado, proporcionando momentos inesquecíveis a ambas as partes, ouvintes e convidados.
Pouco a pouco vos iremos dando conta do que por aqui se passou, na certeza de que continuamos a LeR +.


19 de Março

Começámos com o 3º B que teve como convidada especial Fernanda Oliveira, Presidente do Conselho Executivo do nosso Agrupamento.
Escolheu a história de suspense e mistério "Quem está aí?", que prendeu os seus atentos ouvintes, não impedindo que os mais "espertalhões" lhe adivinhassem o final.




Continuámos com o 4º A que convidou a escritora Isabel Alçada, na qualidade de Comissária do Plano Nacional de Leitura, propondo-lhe algo diferente do que está habituada a fazer. Em vez de vir ver trabalhos dos alunos sobre a sua obra, veio ler... e leu Eça de Queirós e António Gedeão, transportando-nos numa saborosa viagem até ao Egipto, passando por terras de Egas Moniz, numa viagem ao tempo da sua infância. A conversa continuou passando pela importância da leitura à preocupações que o aquecimento global nos deve suscitar a todos. Difícil de relatar em poucas palavras...